Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


Dicas da Rô




Para início de conversa (em: 15/12/2010)

      Este espaço foi inicialmente reservado às dicas de leitura do acervo da biblioteca escolar "Yolanda Pereira da Silva", da escola Bolívar Bordallo e do meu acervo pessoal ou ainda de livros que me foram emprestados.
     
JANEIRO/2011
1. Assassinato na Biblioteca (de Helena Gomes)

O livro de Helena Gomes, além de uma deliciosa história de fantasma, bem ao gosto da garotada, é uma instigante narrativa que se situa em um misto de sugestão de romance entre Igor e Lara e suspense.
O enredo começa com um crime no período da ditadura militar; a morte de Lara, uma garota de 14 anos, na biblioteca da escola em que estuda; e esse fato vai trazer consequências, culminando com uma série de novos assassinatos já em 2007, em situações carregadas de segredos inconfessáveis (roubo de bebê, chantagem, falsa identidade, traição) que figuram ao lado da trama principal como casos a serem solucionados também. Numa linguagem de fácil assimilação e com estratégias de texto em fragmentos (para manter o suspense) a leitura de "Assassinato na Biblioteca" acaba sendo um jogo intrigante em que o leitor mergulha tentando também colaborar nas investigações iniciadas pela dupla Igor e Lara.
GOMES, Helena. Assassinato na Biblioteca. Rio de Janeiro: JPA, 2008. (Biblioteca Escolar BBS).
Leia a resenha completa clicando aqui.

DEZEMBRO/2010
 1. O Jogo do Pensamento (Vivina de Assis Viana) 

          Uma história fascinante, cujas personagens são uma menina e seus pais. O enredo gira em torno da adivinhação sobre o que o pai está pensando durante um apagão que aconteceu enquanto as duas estavam em casa assistindo a TV e o pai no escritório. Se vc quer escolher um bom livro para ler para os filhos, essa é uma ótima opção, pois nos faz refletir sobre o papel da TV e do diálogo em nossas vidas. (Biblioteca Escolar BBS)

2. Bateu bobeira e outros babados (Fanny Abramovich)
      Um livro interessantíssimo para adolescentes. Aborda temas do cotidiano da galerinha e tem uma linguagem muito gostosa. Tenho certeza de que a leitura deste será muito prazerosa até mesmo para os jovens que não são muito fãs de livros. É o tipo de leitura que se parece com "coceira de bicho de pé" (quando começa não quer mais parar). Totalmente recomendado. (Biblioteca Escolar BBS)


NOVEMBRO
1. The L-Shaped Room (de Lyanne Reyd Banks)

      Para os que conseguem ler em inglês, este é um romance que vale a pena ler! Conta a história de uma moça que teve uma gravidez indesejada e por isso teve seu relacionamento familiar abalado. Brigada com o pai teve que ir morar sozinha em um cortiço e encarar sozinha uma gravidez tendo que trabalhar. O outro grande problema de sua vida era de como dizer isso ao chefe sem correr o risco de ser demitida (o que não poderia acontecer de jeito nenhum).
       A obra, é, antes de mais nada, um retrato do que tem acontecido na sociedade depois da liberação sexual e do tabu que ainda é uma gravidez antes do casamento. (acervo pessoal)

2. Antes do Depois (de Bartolomeu Campos de Queirós)
      Leitura bem interessante para adolescentes. Uma dose (na medida certa) de humor e encanto. Palavras homeopáticas usadas com bom senso e bom humor. Vale a pena conferir! (Biblioteca BBS)