Este espaço virtual foi criado com o intuito de compartilhar experiências vividas em sala de aula
(nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura), bem como sua utilização como mais uma ferramenta
para o ensino-aprendizagem de modo a tornar o processo educacional mais instigante e desafiador para
o aluno dessa geração tecnológica.


terça-feira, 3 de novembro de 2015

Prorrogação Fórum de Leitura

Atenção!
O Fórum de leitura do mês de outubro foi prorrogado até o dia 15 de novembro.
Ainda dá tempo de participar! Leia uma obra da literatura fantástica e deixe seu comentário no "post" da atividade (clique aqui).
O melhor comentário ganhará um brinde da biblioteca que consta de:
  • 1 lápis
  • 1 enfeite de lápis de morcego
  • 2 enfeites de geladeira (casal de caveiras)
  • 1 adesivo de morcego
  • 2 aranhas de biscoito de chocolate
  • 2 balões (1laranja e 1 preto)
  • 1 fantasminha com recheio de balas
  • 1 porta canetas de monstrinho 

Quem quer ganhar?


Estou aguardando as postagens.
Rosália Oliveira
Mediadora de leitura da biblioteca EBJ

Exposição Projeto Halloween

 No dia 29 de outubro, aconteceu na biblioteca Profª Maria do Espírito Santo, da Escola Edvaldo Brandão de Jesus, a culminância do projeto Halloween, com algumas modificações ao projeto original devido ao fato de haver somente uma professora para dar conta de todo o trabalho na escola (EUZINHA).
As atividades se iniciaram logo após o intervalo do 1º turno, 
No início da manhã, terminei de preparas a decoração com um balcão e um varal de brindes, que seriam distribuídos durante o atendimento aos alunos, acrescentando balões à decoração feita previamente com bruxa, esqueleto, monstrinhos e alguns objetos que eu mesma confeccionei com materiais caseiros e reaproveitáveis juntos de outros que peguei emprestados com minha filha Roberta.
Obtive o seguinte resultado:

Monstrinhos de EVA
Esqueleto de plástico e bruxinha feita na vassoura
Vassoura de cano PVC e flores, caldeirão de plástico
Vaso feito com copo de papel (lanche) pintado com tinta acrílica.
Teia de barbante e aranhas de biscoitos de chocolate
Abóbora na bombonière, bruxinha porta-incenso, vela perfumada, Frankstein feito no baldinho de alho
e fantanma feito com garrafa de iogurte.
Balões pretos e laranja para completar a decoração
Balcão e varal com brindes: biscoitos aranha, fantasminhas porta-balas, ímã de geladeira, enfeites de lápis.
Mesa de desenhos para colorir e painel para colocar a produção.
Painel de desenhos coloridos - montado no final da exposição
Close nos desenhos
Também fiz uma preparação no meu visual para entrar no clima da brincadeira:







Também neste dia houve a atividade do Jogo da Forca na qual os alunos disputavam os brindes em duplas. Quem ganhava o jogo escolhia um brinde, quem perdia, ganhava uma bala de prêmio de consolação.



No jogo da forca foram atendidos 33 alunos.
Os estudantes também se divertiram posando para fotos ao lado dos objetos da decoração e com meu chapéu de bruxa, bem como os professores e funcionários da escola também participaram e levaram brindes.
Foi uma manhã divertida que enfatizou as histórias fantásticas da literatura com a exibição de vídeos de curta metragem durante toda a exposição, bem como a ortografia de palavras da língua portuguesa que estão relacionadas com a festividade de Halloween.
A data de encerramento para o fórum de leitura foi prorrogada para o dia 15 de novembro de 2015. Ainda dá tempo de participar! O melhor comentário ganhará um brinde.
Em breve, postarei fotos dos detalhes da confecção dos brindes e da decoração usados no projeto.
Rosália Oliveira































































































Projeto Halloween 2015

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES – SIEBE
UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 10
E.E. DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDVALDO BRANDÃO DE JESUS


PROJETO
“halLoween”
É de arrepiar! visagens e assombrações visitam a biblioteca.


PROPONENTE: Profª Rosália Souza de Oliveira
PÚBLICO ALVO: Alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio
 I - OBJETIVOS
Geral:
- Motivar a leitura de textos e a produção textual oral e escrita.

Específicos:
- Aprimorar a experiência de leitura silenciosa e em voz alta da literatura fantástica;
- Reproduzir textos fantásticos da cultura popular e literários na modalidade oral e/ou escrita da língua;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade através das linguagens verbal oral e escrita;
- Aprimorar a produção de imagens em conjunto com os professores de Inglês e/ou Artes;
- Conhecer o repertório de contos fantásticos da literatura paraense;
- Conhecer o repertório de contos fantásticos do imaginário popular.

II – METODOLOGIA
- Atualização do Display de novidades;
- Parceria com professores de Inglês e Artes;
- Criação do Fórum de leitura no blog;
- Ornamentação da biblioteca com a temática de Halloween;
- Atividades complementares para o mês de outubro;
- Exposição final.

A) Seleção de material para leitura do acervo da biblioteca
- Atualização do Display de novidades, dividido em: seção de livros antigos e seção de livros novos no acervo.

B) Parceria com professores de Inglês e Artes (Corredor de trabalhos)
- Apresentar o projeto aos professores de Inglês e Artes para solicitar produção para a exposição do corredor de trabalhos;

C) Criação do Fórum de leitura no blog
- Selecionar e ler um livro do acervo (contos fantásticos);
- Fazer a postagem modelo no blog “Mais do que Palavras”;
- Avisar nas turmas sobre a atividade em andamento;
- Convidar demais professoras que trabalham em bibliotecas escolares a participarem do projeto com os alunos de outras escolas
- Entrar no blog semanalmente para comentar as postagens dos participantes;
- Registrar a participação interna e externa (professores e alunos) para o Relatório Final.

D) Ornamentação da biblioteca com a temática de Halloween
- Preparação dos enfeites temáticos (bruxa no guarda-chuva, enfeites de mesa dos leitores, enfeite de mesa da atendente e painéis, por exemplo);
- Seleção e confecção do material necessário para o dia de exposição final.
- Organizar efeitos de iluminação para o dia da exposição final (Luz roxa com papel crepom);

E) Atividades complementares para o mês de outubro
- Criação de cartaz para divulgação do projeto;
- Exibição de vídeos sobre a temática para as turmas ociosas e no dia da exposição final;
- Cinema na biblioteca: A lenda de Sleep Hollow (em filme e em animação dependendo da classe)
- Preparação de jogos com a temática de Halloween ou sobre as histórias contadas (Forca, Memória, Quebra-cabeças, etc);
- Providenciar brindes para o dia da exposição.
Obs.: Pode-se ainda solicitar que os alunos colaborem com a decoração da biblioteca.

F) Exposição final de produção e fotos do projeto
- Contação de histórias e/ou exibição de vídeo;
- Varal de textos e desenhos (decorrentes dos trabalhos de Inglês e Artes);
- Disponibilização de jogos;
- Varal de desenhos feitos pelos visitantes;
- Distribuição de brindes pela participação de alunos no Fórum (podem ser balas);
- Painel de imagens do projeto.

III – RECURSOS
- Papel A4
- Papéis coloridos (preto, roxo, laranja, vermelho e branco) – carmim ou reciclado
- vídeos sobre a temática;
- Computador;
- Projetor de imagens e vídeos (datashow) e vídeos (curta e longa metragens)
- TNT preto;
- Papel crepom roxo;
- Imagens impressas com elementos temáticos;
- Impressão de fotografias;
- Papelão ou papel 40Kg para a montagem dos painéis.

IV – PROGRAMAÇÃO/CRONOGRAMA
            Todas as atividades devem acontecer de 1º a 29 de outubro, no 1º turno, nos dias de terça à quinta-feira apenas e a programação deverá ser montada com as ações em andamento.
            A exposição final está prevista para o dia 29, caso não haja nenhuma objeção por parte da direção da escola.

 V - REFERÊNCIAS
            Este trabalho foi construído sem nenhuma referência teórica mas se utilizará de toda literatura fantástica do acervo (de diversos gêneros: contos, romances, quadrinhos, poemas, etc.).

VI – ANEXOS (para o Relatório Final)
1.      - Cartaz do projeto;
2.       - Imagens para a decoração (resultado de pesquisa na net); (à parte)
     - Fotos do andamento do projeto (a cada etapa). (em fase de seleção - Será divulgado em outra postagem)

         
       CARTAZ